Cuidados necessários para quem tem crianças, idosos e animais em casa: por que instalar redes de proteção?

Postado por Pro Redes

É preciso estar atento e minimizar os perigos a todo momento.

A proteção é a melhor forma para prevenir acidentes quando o assunto é crianças e animais de estimação. Qualquer descuido e um acidente grave pode acontecer porque as janelas e portas não estavam devidamente protegidas.

Um grande desafio é encontrar apartamentos para alugar que já possuam o sistema de redes de proteção, já que nem todas as pessoas precisam manter a sua casa constantemente vigiada, quando o assunto é a instalação das telas de proteção.

Muitas pessoas ignoram essa necessidade de instalação, acreditando que seus filhos ou animais de estimação não irão chegar até esses locais perigosos. Porém, quando se trata desses pequenos seres, eles não são nem um pouco previsíveis, e podem sim ter atitudes imprudentes que os coloquem em risco. Por isso, é bom procurar identificar o mais cedo possível quais são os pontos de vulnerabilidade da casa e se precaver quanto aos possíveis acidentes.

Se você quer saber mais sobre a proteção das redes e como utiliza-las, leia este artigo completo e tire todas as suas dúvidas. Vamos lá?

 

Por que instalar redes de proteção?

Quando temos crianças, idosos e animais de estimação em casa, devemos nos prevenir para que acidentes com venham a acontecer. Sem ter muita noção do perigo, eles podem se expor ao risco a cada momento, e quanto mais prevenidos estivermos, isso reduzirá muito as chances de algo ruim acontecer.

Não importa o tamanho ou altura dos imóveis, é importante que portas e janelas sejam protegidas. Não são somente as quedas que devem ser impedidas, mas também, por exemplo, que a criança saía por uma das portas e caia em uma piscina ou rio. Tudo que gera perigo deve ser controlado quando o assunto é criança!

 

Qual tipo de material utilizar?

Consulte profissionais do mercado sobre os tipos de telas de proteção que estão disponíveis e quais as suas recomendações de utilização. A dica é não improvisar e instalar materiais de qualidade. Esse é um material de proteção e deve ser fiscalizado para que não seja de má qualidade ou oriundo de reaproveitamento.

Via de regra as redes de proteção devem suportar o peso de até 500kg, para garantir que se uma pessoa se jogue contra ela, não ocasione rompimentos que possam levar a uma queda. Outro detalhe importante é que elas devem ter resistência ao fogo e objetos cortantes.

O material mais comum para a produção das redes é o polietileno, que tem mais resistência e durabilidade de cerca de 10 anos.

 

Quais locais devem ser instaladas as proteções

Para quem mora quem tem casas em condomínio fechado é preciso ficar atento ao regulamento quanto a estética dos imóveis. Porém, via de regra todas as janelas, sacadas e varandas devem estar protegidas por este equipamento de segurança.

Para quem tem acesso a piscina, é preciso também instalar uma rede de proteção para evitar que as crianças e animais de estimação caiam e sejam vítimas de afogamento. Segundo pesquisas recentes, essa é uma das maiores causas de morte das crianças com até 4 anos.

Mas, se por acaso você não quiser que os animais de estimação invadam o seu jardim, pode também utilizar as telas de proteção para proteger as suas plantas e flores, impedindo o acesso.

 

O tipo de janela influência na instalação da rede de proteção

Cada janela ou porta tem um tamanho ou formato, por isso são vários estilos desses móveis que precisam ser levados em consideração na hora de instalar as redes de proteção. Verifique quais são os materiais e estilo de abertura e fechamento dos locais que você pretende instalar as redes. Veja algumas dicas para diferentes formatos de janela:

  • Se a janela for do estilo tradicional, ou seja, retangular, oval ou quadrada é possível colocar a rede de proteção acompanhando o formato.
  • Janelas com veneziana podem ter a instalação da rede entre o vidro e o sistema de venezianas, mas para o lado de fora da janela.
  • Janelas de correr lateral devem ter a instalação da rede do lado de fora.
  • Janelas basculantes, como as utilizadas nos banheiros e lavanderias, devem receber a rede de proteção na parte interna do imóvel.

Não deixe de se proteger

A queda de altura, seja para crianças, idosos ou animais, é uma das maiores causas de morte em acidentes domésticos. Quando a família mora em apartamento, principalmente nos andares mais altos, para a garantia de todos os moradores, é ideal que sejam instaladas as grades de proteção.

Durante a limpeza, ao se locomover pela sacada, ou em várias situações hipotéticas um acidente pode levar a queda, e dependendo da altura, nada pode ser feito. Por isso, se prevenir contra aos acidentes é a melhor opção.

 

Custa caro instala redes de proteção em casa?

Não hesite em usar materiais de boa qualidade, as redes de proteção são para salvaguardas vidas, por isso devem ser aprovadas pelos órgãos fiscalizadores. Em média, o metro quadrado da tela custa cerca de R$ 30,00 a R$ 50,00 incluindo é claro o custo da mão de obra para a instalação do material.

Mesmo com uma vida útil de cerca de 05 a 07 anos, é recomendado que anualmente seja feita uma manutenção para verificar se as redes estão devidamente presas. Também deve ser aplicado um aditivo para proteger contra as ações do tempo e aumentar a durabilidade do produto.

 

Escolha uma empresa idônea

Na hora de contratar um serviço e instalar as redes de proteção procure por empresas reconhecidas pela qualidade. Busque referência com outros clientes e leve em consideração a satisfação quanto ao produto e a instalação. Não economize quando o assunto for a segurança das crianças, animais e dos seus idosos!

 

Gostou deste artigo sobre o por que instalar as redes de proteção para quem tem animais de estimação, idosos e crianças em casa? Então aproveite a sua visita para compartilhar este post com os seus amigos usando as suas redes sociais!

Deixe uma resposta